quarta-feira, dezembro 01, 2004

Hipocampo. de hipo (porque em corte parece um cavalo marinho)

De onde vem isto da emoção, isto da memória recente, isto que nos faz ter certo comportamento? Julga-se que seja o sistema límbico, um conjunto de estruturas encefálicas, o responsável por esta porção do EU.
Muito resumidamente, e para não ser fastidiosa, é devido à sua estreita ligação com o hipotálamo (e deste com o sistema nervoso autónomo) e ao controlo sobre o sistema endócrino (hormonal) que o sistema límbico pode influenciar vários aspectos do comportamento emocional, particularmente as reacções de medo, raiva e comportamento sexual. Mais: estas estruturas estão envolvidas no desenvolvimento de sensações da emoção e com respostas viscerais que acompanham essas emoções.
Ou seja: recebemos informação nova, que é registada como memória recente, e depois é associada a emoções passadas ou dada como nova. Isto permite-nos ter uma resposta pronta de homeostase a um determinado estímulo ambiental, pois registámos essa mesma resposta quando nos deparámos com a mesma situação. Para além disso são todas aquelas alterações que temos que acompanham certa emoção. E disso podemos pensar nos mais variados exemplos.
Máquina fascinante, hem? Tudo certinho, tudo arrumadinho, tudo organizadinho...

2 Comments:

Blogger Baya said...

isso explica muita coisa, da forma de como nos comportamos em certos ambientes , etc... A nossa memória é que nos dá a informação necessária para agirmos com adequação ou para nos trazer emoções, sendo nós confrontados com certos cenários.. faz sentido..

11:24 da tarde  
Blogger Mário Almeida said...

o que acontece entao quando a situaçao é "tao nova" que nao consegue ser registada, categorizada? será o caso dos comportamentos desadequados... tudo organizadinho... ou nem tudo

8:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home