segunda-feira, junho 20, 2005

ser português?!

"Os Portugueses não convivem entre si, como uma lenda tenaz o proclama, espiam-se, controlam-se uns aos outros; não dialogam, disputam-se, e a convivência é uma osmose do mesmo ao mesmo, sem enriquecimento mútuo, que nunca um português confessará que aprendeu alguma coisa de um outro, a menos que seja pai ou mãe…"

Eduardo Lourenço (1978) O labirinto da Saudade

3 Comments:

Blogger Baya said...

Eu sinto isso.. não sei se é um sentimento geral... provavelmente não pq normalmente os tuga estão concentrados no seus objectivos preversos... :\/ tugas e basta!!

eu quero voltar prá ilha!!!

2:33 da manhã  
Blogger R. said...

tenho este pensamento como perigoso. Isto porque ao iniciar a frase com o sujeito sendo "o português" podemos cair em estereotipagem, estampado! poderia, por outro lado, estar em consonância com esse pensamento se pensássemos no sujeito como o Homem em geral. Como que apercebermo-nos dessa característica como nuance indissociável da essência humana. Poderemos, nesse patamar, ver-nos com tanta mesquinhez?

7:37 da tarde  
Blogger Baya said...

acho existem culturas ou sociedades mais propicias para esses fenómonos de falta de companheirismo , respeito, civismo................................................................................

6:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home