quinta-feira, dezembro 29, 2005

lei de Raskólnikov

" Preferia deitar-me e pensar. Pensava, pensava... E tinha sempre sonhos. estranhos, variados, não vale a pena dizer que sonhos! E comecei também a imaginar que... Não, não é isso! Estou outra vez a contar mal! Estás a ver, eu interrogava-me sempre nessa altura: por que sou tão parvo que não quero ser mais inteligente, só porque os outros são parvos e eu tenho a certeza disso? Depois descobri, Sónia, que se ficarmos à espera que os outros todos se tornem inteligentes, muito tempo se passará...Descobri ainda que isso nunca vai acontecer, que as pessoas não vão mudar por si e também ninguem as fará mudar, nem merece apena o esforço! Sim, é isso! É uma lei... Uma lei, Sónia! É verdade!... E agora sei, Sónia, que quem for forte de espírito e de mente será soberano entre os homens! Para eles, quem muito ousar terá razão! Quem menos escrúpulos tiver, será o legislador deles! quem ousar mais do que os outros, terá ainda mais razão! Sempre foi assim e sempre sereá! Só um cego o não vê!(...)
- Descobri então, Sónia - continuou com entusiasmo -, que o poder apenas é dado àquele que ousar inclinar-se e apanhá-lo. Só existe uma coisa: basta ousar!»

" Crime e Castigo" Fiódor Dostoiévski


Manuel Alvarez Bravo
[Mexican Photographer, 1902-2002]

1 Comments:

Blogger R. said...

Bang Bang !
INÉRCIA 1 : VIVER E DEVORAR 2

12:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home