ummm more pessimism... tenho que começar a ler contos de fadas outra vez...
"Talvez o crescimento espectacular da densidade demográfica dos novos meios urbano-industriais tenha exercido a sua influência. Passamos boa parte das nossas vidas no meio dos atropelos ameaçadores da multidão. As enormes pressões do numero contrariam as nossas necessidades de espaço e intimidade. O resultado é um movimento impulsivo e de sinal contrário visando a "limpeza". Por outro lado, a massa palpável de vida uniforme, a densidade da multidão de insectos que invadem a cidade e as praias, desvalorizam radicalmente todo o sentido da dignidade individual. Destroem por completo o mistério da presença insubstituível. Por outro lado, e porque a nossa identidade se encontra sob a ameaça da multidão informe do anonimato, assaltam-nos espasmos de destruição, uma necessidade cega de agredir tentando obter lugar."
George Steiner; "No Castelo do Barba Azul" 1971
pintor:Giovanni Bellini
[Italian Painter, 1426-1516 - Early Renaissance]
George Steiner; "No Castelo do Barba Azul" 1971
pintor:Giovanni Bellini
[Italian Painter, 1426-1516 - Early Renaissance]
2 Comments:
Será que se trata de pessimismo ou de um realismo que tentamos a todo custo esconder?fica a questão...Ainda não li este livro mas olha que parece promissor, tenho de ver isso. Nunca é de mais um reflexão sobre o estado das coisas...
concordo... só que ás vezes é mesmo preciso ignorar um monte de coisas, ignorar no sentido de nos desligar.mos desse conhecimento ou dessa consciência, para vivermos uma vida mais "natural"...menos doentia.. é um processo complicado..
Enviar um comentário
<< Home